segunda-feira, 16 de junho de 2008

A hipocrisia do caso Varig


Não quero entrar no mérito de se o governo Lula agiu corretamente ou não ao interferir no caso da venda daquela antiga Varig moribunda em 2006. A questão é que estou achando muito hipócrita toda essa onda denuncista sobre a atuação do governo nesse caso. Em 2006, quando a imprensa noticiava a quase falência da empresa, o caso Varig virou motivo de comoção nacional. A empresa era vista como patrimônio do povo brasileiro, um caso de sucesso do empreendorismo nacional, e ninguém queria ver uma empresa como a Varig saindo do mercado, após voar com o nome do país para vários destinos nacionais e internacionais.

Naquela ocasião, todos pediam atuação do governo Lula para impedir uma eventual falência e extinção da marca Varig, como mostra a capa da revista Isto é acima. E pelo visto, o governo atendeu aos apelos da sociedade, facilitando a autorização da ANAC para compra da Varig pela Gol. E a empresa sobreviveu e continua transportando passageiros pelo Brasil e para alguns destinos no exterior, com o mesmo serviço e qualidade da antiga Varig (ainda bem que a Gol não substituiu aqueles lanches da antiga Varig por barrinhas de cereais e amendoins!).
Se o governo agiu de maneira correta ou não é outra questão. Mas acho muito hipócrita toda esse alarde e indignação com o caso Varig!

3 comentários:

Unknown disse...

"(ainda bem que a Gol não subtitiui aqueles lanches da antiga Varig por barrinhas de cereais e amendoins!)" Gostei desse comentário!Me fez recordar da época em que recebíamos diversos brindes, jornais e revistas. Aliás, a GOL deveria aderir a estes "lanches da antiga Varig". Aturar uma longa espera nos aeroportos, ficar todo encolhido naquelas poltronas desconfortáveis e ter que encarar aquela maldita barrinha. Não é mole, não!

Bernardo Jurema disse...

infelizmente esse tem sido o padrao do jornalismo brasileiro... denuncismo puro e simples.

Helengreat disse...

Está meio esquisito de sabermos qual é a verdade a respeito da compra da Varig pela Gol. Após as denúncias da imposição do governo para que a Gol aparecesse como compradora é que fico intrigada. Fiquei sabendo que a Varig continua pela hora da morte. Está extintos os vôos para Europa, Estados Unidos e etc.. e ainda perderemos as milhas aliadas aos vôos da Varig. Mais alguns dias nem para América Latina poderemos utlizar as nossas milhas para fazer a viagem dos nossos sonhos.