domingo, 13 de julho de 2008

Efeito colateral


Nós, brasileiros, estamos tendo de mudar nossos hábitos sociais para nos adaptarmos à nova Lei Seca, que proíbe motoristas de dirigirem após terem ingerido bebida alcóolica, mesmo que em quantidades mínimas. O alto valor da multa e a possibilidade de perder-se a carteira de habilitação, além da chance de acordar vendo o sol quadrado, já chegaram a reduzir os acidentes de trânsito em até 40% em algumas capitais brasileiras. Mas, como a bebida alcóolica faz parte do ritual social de grande parte dos brasileiros, já consigo ver um efeito colateral decorrente da Lei Seca.

Quando alguém é escolhido o "amigo da vez", ele não pode beber e, além disso, ainda é obrigado a levar TODOS os amigos bêbados para a casa. A ênfase no pronome não foi por acaso. Quando alguém tem a sorte de não ser o "amigo da vez", sente-se na obrigação de beber, não socialmente, mas de enche a cara, só por não estar dirigindo. Nessa ocasião, beber até cair vira quase que uma questão de honra. Afinal, na próxima saída, pode ser que ele seja escolhido o "amigo da vez"... Com isso, a tendência é o aumento de casos de comas alcóolicos nos atendimentos emergenciais de hospitais. Corre-se o risco de faltar glicose no sistema de saúde brasileiro!

4 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Bom, pelo menos diminuem os acidentes de trânsito, que costumam envolver os motoristas embriagados e muitos inocentes. E fica em coma quem quiser!
É certo que para resolver problemas relativos a conscientização não existe uma solução perfeita. O importante é dar o primeiro passo; colocar as coisas no seu devido lugar. E para se alcançar a responsabilidade plena...Só por processo de osmose, mesmo.

Bernardo Jurema disse...

foi so eu sair do brasil pra minha temporada no primeiro mundo, que esse nosso terceiro mundo decidiu dar um salto! em menos de dois meses, uma mafia de corruptores esta tendo que se explicar na justica, nao se pode dirigir bebado mais... assim ta danado!!! quando eu chegar, nem vou reconhecer mais esse pais! hehehehe

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.