segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Fuso trocado

Os atletas olímpicos começam a competir em Pequim, e nós, aqui no Brasil, estamos nos preparando para dormir. A diferença de 11 horas entre Brasília e Pequim é realmente muito grande, mas percebi que essa diferença é mais significativa quando estamos 11 horas na frente, e não 11 horas atrás.

Nesse momento, enquanto escrevo, Phelps prepara-se para pular na piscina e conquistar mais uma medalha de ouro na natação. Mesmo que eu não agüente ficar acordado até tarde para conferir novo recorde olímpico ser alcançado, amanhã de manhã, ao ligar a TV ou ao acessar qualquer site de notícias na Internet, poderei ver a nova marca de Phelps. Enquanto durmo, o tempo não pára.

No entanto, com o fuso de -11h, o passado parece imperar. Imagine acordar às 9h da manhã de uma terça-feira, ligar a TV, e ver notícias ao vivo de segunda-feira, vindas do outro lado do mundo! É muito estranho, parece que o mundo está girando no sentido anti-horário. Isso ficou muito claro para mim no ano novo de 2007 para 2008, quando ainda estava em Pequim. Comemorei a chegada do novo ano, dormi e acordei na manhã seguinte. Fiquei com preguiça de descer para tomar café da manhã, e decidi ficar no quarto mesmo, vendo as notícias na CNN. Eis que, às 10h em Pequim (era horário de verão no Brasil), assisti AO VIVO aos fogos de artifício na praia de Copacabana. Era o passado, passando ao vivo pela TV a cabo...

Um comentário:

Unknown disse...

Imagino que para vc deve ter sido estranho msm. Estranho no bom sentido...Sentir-se à frente de tudo (das notícias e do tempo) é, sem dúvida, estar numa situação privilegiada, msm que isso seja por pouco tempo.
É uma pena que não possamos acompanhar direito as Olimpíadas este ano devido ao fuso horário.
Gostei do seu texto. Parabéns!