sexta-feira, 23 de maio de 2008

Feriados


Corpus Christ foi o último feriado nacional que caiu em dia útil nesse ano antes do Natal. Todos os outros cairão no sábado ou domingo. Além disso, os 2 últimos feriados nacionais caíram numa quinta-feira, e muitos acabaram emendando a sexta-feira seguinte. Tudo isso me fez pensar que os feriados no Brasil deveriam ser objeto de discussão no Congresso Nacional.

Lembro-me de que, quando ainda estava na China, o governo consultou a população, em um raro momento democrático naquele país, sobre possíveis mudanças no calendário de feriados chineses, que, apesar de poucos, duravam uma semana inteira, causando transtornos em todo o país. Milhões de pessoas viajam ao mesmo tempo para visitar familiares em outras cidades ou como turistas.

Feriados no Brasil deveriam ser como a maioria deles nos Estados Unidos. Lá, os feriados são definidos de forma a sempre caírem numa segunda ou sexta-feira, permitindo um final de semana prolongado. Exemplos:
Memorial Day: última segunda-feira do mês de maio
Martin Luther King, Jr. Day: 3ª segunda-feira do mês de janeiro
Thanksgiving Day: 4ª quinta-feira do mês de novembro (nesse caso, os americanos também não trabalham na sexta-feira)

Só vejo vantagens nessa medida. Primeiro, concentrando os feriados antes ou depois do final de semana, não se corre o risco de as pessoas emendarem os feriados que caiam na terça ou na quinta, eliminando a chamada "semana morta" no Brasil. Nesse ponto, o mercado financeiro agradece.

Segundo: a indústria do turismo não perderia com eventuais feriados que caiam em finais de semana ou nas quartas-feiras. No segundo semestre desse ano, por exemplo, só viajarão aqueles que têm férias a gozar ou aqueles que não têm mais o que fazer da vida a não ser viajar mesmo.

Terceiro: ninguém precisará ficar olhando no calendário quando cairá, por exemplo, o feriado de Tiradentes, caso fosse determinado que esse feriado sempre cairá na 3ª sexta-feira do mês de abril.

O Carnaval merece atenção especial, pois, em partes, funciona da forma que eu gostaria que fosse. Mas não é bem assim, pois, apesar de cair sempre entre segunda e quarta-feira até o meio-dia, pode cair em qualquer semana entre o início de fevereiro e meados de março. Em 2008, esse feriado caiu logo na primeira semana de fevereiro, não muito depois dos feriados de Natal e Ano Novo. A indústria do turismo queixou-se com a redução dos lucros auferidos nesse ano durante o feriado, pois muita gente não conseguiu juntar dinheiro a tempo para programar nova viagem um mês após o Ano Novo. Para a vinda de turistas estrangeiros, a definição de uma data pré-determinada ajudaria a divulgar o evento fora do país, permitindo que os estrangeiros programem com precisão sua visita ao Brasil, de modo que coincida com a maior festa popular do mundo.

Caso essa sugestão fosse adotada no país, poderíamos, inclusive, diminuir o número de feriados nacionais. Para não desprestigiar nenhum homenageado, alguns poderiam cair sempre num sábado ou domingo qualquer, para que o feriado não seja extinto.

Será que a sociedade compraria essa idéia?

2 comentários:

Helengreat disse...

Se depender de mim, não...

Unknown disse...

Eu gosto da idéia de feriados caindo sempre na segunda ou na sexta-feira... :o)